AUDIÊNCIA PÚBLICA IFMA EM ARAIOSES

No dia 19 de outubro Araioses realizará a Audiência Pública para definição dos eixos e cursos que serão trabalhados nas instalações do IFMA – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Esta é a ação que assegura o lançamento oficial deste Projeto que alçará Araioses ao patamar dos outros 17 municípios já contemplados por unidades deste instituto que já possui mais de 100 anos.

Este é com certeza o desenhar de um novo cenário para este município e demais cidades que compõem esta região. Profissionais envolvidos com a educação e estudiosos do tema sabem que Institutos Tecnológicos quando bem trabalhados e especialmente, quando focados na realidade local, alavancam a economia, alteram condições sociais, modificam a realidade educacional e contribuem para melhorar indicadores sociais.

Existe também o fator retenção da população em sua terra natal, local onde estão suas origens, suas raízes. A partir de agora, os filhos de Araioses contam com uma instituição de formação relevante, evitando assim que cidadãos Araiosenses tenham que fazer parte dos indicadores de êxodo rural por falta de opções de estudo e de profissionalização.

É importante que todos se façam presentes no dia 19, a partir das 8h, no Colégio Ateneu. Poder Público, Sociedade Civil Organizada, Instituições Religiosas, Associações, Sindicatos, Profissionais da Educação e Estudantes possuem importante papel nas escolhas que irão fazer parte da realidade educacional de Araioses pelos próximos 20 anos, já que somente após este prazo poderá haver nova audiência pública com este mesmo foco.

Durante o dia de ontem, 16 de outubro, os professores do IFMA, Agenor e Alice, juntamente com a Secretária de Educação de Araioses, Jaqueline Pimentel, estiveram realizando palestras de sensibilização para os educandos do Ensino Médio com o objetivo de que estes cidadãos que são parte do público alvo estejam presentes neste momento de exercício da cidadania.

Agora é para valer. O IFMA jê é uma realidade. Em 2014 as obras terão início, mas também já serão  iniciados os cursos de profissionalização, a exemplo do PRONATEC e outros em unidades escolares cedidas pelo município.

audiencia-publica

Com informações da SEMEA