Política

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO FAZ HISTÓRIA EM ARAIOSES Publicada em 22/05/2014 09:13:46

Muitos municípios não cadastram as escolas neste Programa por representar aumento de custos – afinal, a logística de transportes precisa ser revista e aumentada, a merenda escolar deve contemplar os alunos do Mais Educação, ainda que em função do censo escolar os repasses fiquem longe de fazer a cobertura necessária para todos os alunos e os problemas que poderiam ficar em apenas um turno passam a ser em dois turnos, o que analisando em linhas gerais não motiva e nem mobiliza muitos gestores públicos para ampliarem o volume de atendimentos neste Programa.

A Prefeita Valéria do Manin entende que quanto mais tempo o educando estiver na escola e se os recursos forem utilizados corretamente, sempre haverá possibilidades de se alcançar resultados melhores e de canalizar a energia do aluno para o aumento das competências, habilidades e o desenvolvimento de comportamentos socialmente aceitos e benéficos para a evolução pessoal e profissional.

Atualmente, são mais de 6.700 alunos que participam do Mais Educação, o que corresponde a quase 50% do total de matrículas dos alunos do Ensino Infantil e Fundamental de Araioses.

Atividades do Programa Mais Educação – Gado Bravo II

As modalidades do Programa Mais Educação privilegiam as múltiplas habilidades e em Araioses as modalidades escolhidas foram de reforço escolar – sempre com foco em Língua Portuguesa e Matemática, Canto, Dança, Capoeira, Teatro, Esportes, Artes e Canteiros Sustentáveis.

A diversidade de modalidades proporciona uma multiplicidade de saberes e tem ficado cada vez mais evidente durante os eventos desenvolvidos pelas Unidades Escolares e até mesmo nos eventos do município a evolução dos alunos participantes.

Seja na desenvoltura da fala, na performance diante do público, na utilização de instrumentos musicais, na forma como trabalham os recursos e as habilidades corporais, na disciplina e no empenho e compromisso com os resultados, os educandos desenvolvem múltiplas habilidades, que é um dos objetivos do Programa.

Modalidades Programa Mais Educação – São Pedro – Barreiras

Para 2015 o esperado é aumentar o número de participantes e para tanto, o desafio atual é aplicar os recursos corretamente, alcançar os objetivos do Programa, manter e melhorar o nível de qualidade alcançado até então.

Unidade Escolar Manoel Sales Vilar

Para as crianças, existe um nível alto de satisfação. Para os pais, existe um orgulho ao ver a performance dos seus filhos e para os Monitores do Mais Educação, existe a certeza de saberem que estão fazendo parte da história de muitos futuros profissionais.

A comunidade escolar de Araioses está de parabéns pela forma como está conduzindo o Programa e os resultados que já são tão perceptíveis em menos de um ano.

Com informações da SEMEA / Daby Santos

Mais em Política