Educação

Araioses: Secretarias de Educação e Saúde discutem Programa Saúde na Escola

Na manhã desta terça-feira (19), ocorreu um encontro entre a Secretária de Educação Renata Costa e a Secretaria de Saúde Sandra Fontenele juntamente com Elizangela Escórcio coordenadora do NASF servidores para discutir ações do PSE – Programa Saúde na Escola.

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído através do decreto federal nº. 6.286 de 2007, que possui como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Na oportunidade foram discutidos os componentes trabalhados nas ações do PSE, considerando o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

Os desdobramentos de cada componente aplicado nas escolas contemplam avaliação clínica, avaliação nutricional, promoção da alimentação saudável, avaliação oftalmológica, avaliação da saúde e higiene bucal, avaliação auditiva, avaliação psicossocial, atualização e controle do calendário vacinal.

As equipes de Saúde da Família alinhadas com as escolas promovem essas ações dentro das escolas, efetuando os devidos encaminhamentos à rede pública de saúde quando necessário.

 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!