Educação

Educação: Araioses sedia I SEMINÁRIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC DO BAIXO PARNAÍBA

A Secretaria de Educação de Araioses, em parceria com as secretarias municipais da região e a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizou nos dias 16 e 17 de outubro o I SEMINÁRIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC DO BAIXO PARNAÍBA. O evento reuniu gestores, secretários e coordenadores da região, com o objetivo de promover a socialização de pesquisas, saberes e práticas pedagógicas no campo das políticas capazes de contribuir para o debate sobre a qualidade da educação. O encontro aconteceu no auditório da escola Tudes José Cardoso em Araioses.

Participar e sediar o evento foram muito importantes para Araioses, sendo que é mais uma forma de incluir as demandas do município nas discussões e regionais. Estiveram presentes os representantes das cidades de Araioses, Água Doce do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Magalhães de Almeida, Nina Rodrigues, São Bernardo, Vargem Grande, Paulino Neves, Mata Roma, Brejo, Anapurus e Chapadinha. Destaque para os prefeitos Dr. Cristino (Araioses) e Alberto Rocha (Santa Quitéria).

O evento teve o intuito de discutir a respeito da construção do novo currículo estadual unificado para a educação básica dos municípios, o principal objetivo é garantir um melhor processo de ensino aprendizagem dos alunos.

O Seminário sobre a BNCC teve com palestrante Alberto Louzeiro, Coordenador Estadual da BNCC/UNDIME. Ocorreram oficinas no dia 17 com os redatores e professores representantes dos municípios e de cada área: Educação Infantil, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte E Educação Física.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de expor através de mesas de diálogos, palestras e oficinas as competências e habilidades sobre as questões pedagógicas e políticas da educação básica, considerando especialmente a fomentação de novos debates a partir da Base Nacional Comum Curricular da educação.

“Quero agradecer a todos que participaram do evento de forma a contribuir com esse processo de construção educacional para nossa região. Com a união dos municípios estamos dando passos largos para uma educação mais acolhedora e qualificada“, disse Ribamar Filho, Secretário de Educação de Araioses.

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – homologada em dezembro de 2017, passou ser uma referencia nacional obrigatória para processos de elaboração de currículos e materiais didáticos, de politicas de formação de educadores, além de critérios claros para avaliação em larga escala e concursos públicos.

O Seminário proporcionou o diálogo entre os municípios da região, a fim de fomentar a valorização cultural da região, bem como atender os propósitos de uma educação de qualidade de forma contínua e conectada, independentemente de qual cidade na região, o estudante transite.

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!