Cidadania

Araioses: Prefeito Dr. Cristino e Se. de Turismo Robinson Medeiros participam de mais um encontro do programa Liderança

O Prefeito de Araioses, Dr. Cristino juntamente com o Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Robinson Medeiros, e o representante da AGED em Araioses Sr. Chico Sabino e o vereador Alexcrei Silva participaram de mais um encontro com os líderes de municípios da região dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba, nos dias 26 e 27 de novembro de 2018 do segundo encontro do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) – Lençóis Maranhenses na cidade de Barreirinhas. O objetivo da iniciativa é formular um plano estratégico voltado para promover o desenvolvimento sustentável da região.

O encontro contou com a presença de inúmeras autoridades estaduais e municipais, empresários e lideranças de toda a região.

“Foi dado mais um passo para um futuro promissor tendo como principal característica a integração das pessoas que desejam o desenvolvimento ainda maior da nossa região. Quero parabenizar o SEBRAE do Maranhão pela iniciativa”, disse Robinson Medeiros.

“O desenvolvimento da nossa região só pode ser feito através de de muito trabalho e precisa da participação dos setores público, empresarial e de 3º setor, para assim mobilizar ações coletivas que beneficiem os municípios. Com essa iniciativa estamos unindo forças para fortalecer e desenvolver nossas potencialidades. Araioses será uma das cidades beneficiadas então estou aqui representando nosso município juntamente com Robinson, destacou o Prefeito Dr. Cristino.

Araioses foi contemplada com esse projeto devida a participação efetiva do Prefeito Dr. Cristino e do Secretário de Turismo e Meio Ambiente Robinson Medeiros. Bons projeto para serem realizados no município e colaboração e empenho de toda a população de Araioses, pois não é só secretário e prefeito que podem fazer a diferença, mas sim a união de todos.

O PROGRAMA

O Programa Lider é uma ação do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

No Maranhão – O Programa Líder foi implantado no Maranhão em outubro de 2017, quando foi lançado em Cururupu o primeiro grupo de lideranças, que tem como território de atuação o Litoral Ocidental Maranhense, envolvendo agentes públicos e privados de 11 municípios da região: Alcântara, Apicum Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão.

Esta é a segunda turma no estado e o objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável da região dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, por meio da elaboração coletiva e execução de um plano estratégico de desenvolvimento para a região.

O território que abrange os municípios dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba – Barreirinhas, Rosário, Paulino Neves, Tutóia, Araioses, Icatu, Morros, Primeira Cruz, Água Doce do Maranhão, Humberto de Campos e Santo Amaro –  possui carências de ordem social e econômica, apresentando, por outro lado, grande potencial de crescimento em diversos ramos de atividades empresariais, com destaque para o segmento do turismo, que influencia também o setor de comércio, prestação de serviço e artesanato, destaque também para as atividades extrativistas que exercem papel importante na dinâmica econômica da região.

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!