Saúde

Araioses: Coordenação de Saúde Bucal realiza ação alusiva ao Dia do Combate ao Câncer de Boca

Na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, a Prefeitura Municipal de Araioses, por meio da Secretaria de Saúde através da Coordenação de Saúde Bucal de Araioses realizou uma ação na Colônia de Pescadores de Araioses.

Na oportunidade ocorreu distribuição de Kits de escovação, Orientação de Higiene Oral e Palestras.

“Realizamos a campanha de prevenção ao câncer de boca com o intuito de alertar um grupo de risco, como os pescadores que se expõem muito ao sol, sendo assim foi levada um pouco da importância pra eles tomarem conhecimento e saberem se prevenir por ser uma doença muito séria. Na campanha esteve presente toda a equipe de saúde bucal do município”, disse Allane Samara, Coordenadora da Saúde Bucal de Araioses.

O Câncer de boca possui uma elevada morbi/mortalidade, tendo uma prevalência e incidência maior entre os homens.

Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é de 11.200 novos casos de câncer na cavidade oral em homens esse ano, perfazendo um valor de 5,2% e de 3.500 novos casos em mulheres, totalizando 1,7% (INCA, 2018).

É importante também ter alguns cuidados, como manter uma vida saudável, com o mínimo de toxinas, evitando o cigarro, álcool, alimentando-se bem, hidratando-se, tomando sol em horários adequados, realizar atividades físicas regularmente e levar uma vida menos estressante.

O diagnóstico precoce faz toda diferença na previsibilidade do caso, aumentando as chances de cura e você pode realizar o autoexame frequentemente buscando por alguma alteração na cavidade oral.

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!