Cidadania

Centro de Convivência Bem querer realiza atividades alusivas ao dia do folclore em Araioses

O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima. Pensando nesta importante manifestação popular cultural a Secretaria Municipal de Assistência Social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ligado ao Centro de Referencia em Assistência Social CRAS, realizou no ultimo dia 22 de agosto atividades recreativa, oficinas de desenhos e contação de historia, logo após as atividades realizadas as crianças e jovens referenciados pelo Serviço de Convivência assistiram o filme Lendas do Brasil ,os mesmos puderam observar que nossa cultura faz parte desta rica manifestação a exemplo da dança do Bumba Boi, logo em seguida foi servido um delicioso lanche pra mais 60 usuários atendido no Centro de Convivência que tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Talita Cristina coordenadora do Centro de Conivência Bem Querer explica que o Centro oferece a comunidade Araiosense diversos serviços dentre eles os projetos que atendem crianças com idade de 6 a 12 anos (Grupo Balão Mágico) , jovens com faixa etária de 13 a 17 anos (PROJOVEM) e pessoas a partir de 60 anos (grupo Melhor Idade ) bem como cursos diversos através das oficinas da Proteção e Atenção Integral a Família.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é apenas uma das oportunidades que a comunidade Araiosense pode encontrar nos CRAS que tem Tyanne Rocha como coordenadora. Na unidade, a comunidade recebe informações sobre como se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para participar de vários programas sociais, como o Bolsa Família, BPC, Carteira do Idoso, dentre outros.

 

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!