Assistência Social

MDS e CIEE fecham parceria para promover acesso de jovens ao mercado de trabalho

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) firmaram, nesta quinta-feira (23), em São Paulo (SP), um acordo de cooperação técnica, que termo prevê a promoção de capacitações para supervisores, com foco na formação de multiplicadores municipais. Eles irão atuar em oficinas com orientações sobre o mercado de trabalho para jovens em vulnerabilidade social.

Além disso, haverá a elaboração de uma cartilha com metodologias e dinâmicas que serão aplicadas durante as oficinas. O termo foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, durante o seminário “A juventude brasileira e a assistência social”, promovido pelo CIEE. Na ocasião, também estava presente o secretário de Inclusão Social e Produtiva do órgão, Vinícius Botelho.

De acordo com Beltrame, a publicação será utilizada nas ações do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, conhecido como Acessuas Trabalho, direcionado ao público jovem. “A contrapartida do MDS é colocar à disposição sua estrutura e seus parceiros, que são os Estados e municípios, para empregar tecnologias no Acessuas Trabalho”.

Segundo o Superintendente Geral do Centro, Humberto Casagrande, os multiplicadores vão auxiliar os jovens na elaboração de currículos e a descobrir habilidades para que possam se candidatar a uma profissão. “Com sua tecnologia de Ensino à Distância, o CIEE vai capacitar todos os instrutores das oficinas, que serão realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social dos municípios”.

O Programa Acessuas Trabalho integra as famílias beneficiárias da Política de Assistência Social ao mercado de trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade para o acesso a oportunidades de trabalho.

FONTE: Ministério do Desenvolvimento Social

Mais em Assistência Social

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Araioses

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAIOSES