Agricultura

Prefeitura de Araioses e Embrapa Meio Norte iniciam parceria para beneficiar agricultura familiar no município

Na tarde da última quarta-feira (11) o Secretário Municipal de Araioses de Agricultura e Abastecimento Ivanildo Ribeiro juntamente com o representante técnico da Aged em Araioses Sr. Chico Sabino e o engenheiro Agrônomo da Agerp de Araioses Fabiano estiveram na sede da EMBRAPA MEIO NORTE em Parnaíba – PI.

Na visita a comitiva de Araioses foi recebida com enorme atenção por Pedro Neves Supervisor de Apoio Técnico, Francisco Seixas e Braz Rodrigues ambos pesquisadores.

Juntos com os pesquisadores a secretaria de agricultura e técnicos de Araioses estavam em busca de uma parceria institucional. A pauta do encontro foi trazer para o município de Araioses, uma capacitação de irrigação a Agricultura Familiar do município, pois os agricultores familiares serão beneficiados com 42 Kits de irrigação da CODEVASF, mas antes de serem beneficiados com os Kits, os mesmos deverão participar de uma capacitação e aprender o manusear.

Com esses Kits de irrigação os agricultores familiares vão trabalhar em suas respectivas atividades que os mesmos tem mais afinidade, logo eles vão produzir seus próprios alimentos, que irão servir para vender para merenda escolar, através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e/ou até mesmo para o comércio local, com isso vai proporcionar uma qualidade de vida melhor e aumentar a renda familiar.

“Demos um grande passo. Queremos aqui agradecer o apoio e a confiança do prefeito Dr. Cristino. Os próprios pesquisadores da Embrapa ficaram surpresos com o interesse do município de Araioses em buscar essas tecnologias junto a Embrapa, pois quase nenhum município busca por parcerias com a instituição”, afirmou Ivanildo Ribeiro.

Tudo isso mostra o interesse do Prefeito Dr Cristino em desenvolver a agricultura familiar de Araioses.

“Fomos em busca de uma capacitação de irrigação por gotejamento para 42  famílias e ganhamos da Embrapa mais 4 cursos: caju precoce, produção de mudas de coco anão, plantação de feijão, milho e melancia.” Disse Ivanildo Ribeiro.

Os pesquisadores se colocaram à disposição do município para fazerem uma parceria a longo prazo de transferência de tecnologia para os nossos agricultores em várias áreas.

Parcerias como essa representam um grande avanço para Araioses, onde o secretário de Agricultura e Abastecimento Ivanildo Ribeiro tem se dedicado muito à agricultura familiar do município, sempre estando em capacitações na capital maranhense bem como na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e na Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRIMA).

 

Mais em Agricultura


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!