Cidadania

Programa Cisternas Segunda Água: programa avança em Araioses

Nesta terça-feira dia 26 de junho ocorreu a capacitação das famílias beneficiadas pelo programa cisternas de segunda água. Esse programa é do Ministério do Desenvolvimento Social, Governo do Estado do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Araioses através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, coordenado pelo IDESI (Instituto de Social Integrando).

O programa vai beneficiar 10 famílias do povoado Curva Grande e 10 famílias na região dos Baixões.

Nesse sistema a água é captada das chuvas através de um telhado e em seguida canalizada para uma cisterna com capacidade de 25 mil litros de água. Com essa água os agricultores vão ter água suficiente para produzir alimentos para o sustento de suas famílias e até para comercialização.

A próxima etapa será a construção das cisternas nessas comunidades. A capacitação está sendo ministrada pelo engenheiro agrônomo da AGERP, Fabiano Duarte, que vai fazer também a assistência técnica para essas famílias.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Ivanildo Silva Ribeiro, esteve presente no evento e falou da importância desse programa para o município, “com o fim do período chuvoso esse programa chegou na hora certa, pois serão 20 famílias de agricultores beneficiadas. Cada família vai receber um kit formado pela cisterna e mais toda estrutura para o desenvolvimento, que cada família vai escolher  para sua atividade, ou seja, na área de horticultura, avicultura e suinocultura. O município vai está dando a sua contribuição para que essas famílias possam ter sucesso nesse empreendimento de grande importância para o fortalecimento da agricultura familiar. Temos o aval do prefeito Dr. Cristino que não está medindo esforços para ajudar a agricultura familiar do nosso município e vamos cada vez mais correr atrás de recursos para esse setor”, disse o secretário Ivanildo Ribeiro.

Amanha a equipe vai estar nas regiões dos Baixões fazendo a capacitação das famílias daquela região.

 

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!