Meio ambiente

Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e ICMBio promoveram encontro sobre o Projeto APA do Delta do Parnaíba e o seu Plano de Manejo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Araioses em Parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu uma reunião no auditório da Secretaria de Assistência Social para expor o Projeto APA do Delta do Parnaíba e o seu Plano de Manejo.

Na oportunidade Patrícia coordenadora da APA do ICMBio apresentou as futuras ações do projeto a serem desenvolvido em Araioses além de esclarecimentos sobre a atuação da APA na região de Araioses e apresentação das áreas que fazem parte da APA. Ocorrerá uma nova reunião no dia 13 de agosto desse ano.

Durante o encontro estiveram presentes Ivanildo Ribeiro Secretário de Agricultura e Abastecimento, Robinson Medeiros Secretário Turismo e Meio Ambiente, Juliana Assessora da secretaria Turismo e Meio Ambiente, representantes das associações, sindicatos e ONGs, alunos e professores do IFMA e demais interessados.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba é uma unidade de conservação de uso sustentável criada pelo Decreto Federal s/nº, de 28 de agosto de 1996. Sua área aproximada é de 313.809 hectares e se situa nos municípios de Parnaíba, Luís Correa, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, no Piauí; Araioses, Água Doce, Paulino Neves e Tutóia, no Maranhão; Chaval e Barroquinha, no Ceará e, nas águas jurisdicionais dos rios Parnaíba; Cardoso e Camurupim; e Timonha e Ubatuba, além de 5 km de mar territorial.

Na APA Delta do Parnaíba existem planícies flúvios-marinhas com a presença de manguezais, grandes ilhas estuarinas, lagoas costeiras, restingas, além de campos de dunas móveis e fixas. Formado pelo rio Parnaíba, o Delta do Parnaíba deságua no oceano abrindo-se em cinco braços, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais garante o cenário paradisíaco dessa região do Piauí e Maranhão. A região também é reconhecida pela importância significativa para a reprodução do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), desova de tartarugas marinhas e áreas de alimentação e descanso de aves migratórias.

  

Mais em Meio ambiente


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!